Artigos

7 de junho de 2016

Adminstrando o AppCafe remotamente

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Resumo: o AppCafe é o gerenciador de aplicativos do PC-BSD, ele possui um recurso muito interessante, que permite o gerenciamento dele remotamente, ou seja, através de outro computador da rede. Este acesso é realizado por meio de interface web e é isso que vamos abordar neste artigo.

Administrando o AppCafe remotamente

O PC-BSD possui um gerenciador de aplicativos fantástico, o AppCafe, que já foi inclusive objeto de outro artigo nosso. Uma das características que tornam esta ferramenta tão interessante é a possibilidade de gerenciamento remoto. Por meio deste recurso é possível administrar o AppCafe através de outro computador na rede. Isso significa que podemos instalar, desinstalar e atualizar aplicativos, através do AppCafe remotamente.




 Este recurso é especialmente interessante nas instalações TrueOS do PC-BSD, servidor em modo texto, pois embora tenhamos um servidor em em linha de comandos , poderemos administrar o gerenciamento de softwares deste servidor por meio de interface gráfica, utilizando outro computador.

Este acesso acontece por meio de interface web, ou seja, através de um navegador. Sendo assim, basta que o computador que servirá como ponto de acesso ao AppCafe possua um navegador, conheça o IP e esteja de posse das credenciais (user/password) para que consiga o acesso.

Veremos agora como habilitar este recurso.

Habilitando o Acesso Remoto

Para utilizar este recurso precisamos habilitar o acesso remoto ao AppCafe, no caso de uma instalação TrueOS, isso é feito durante a instalação do servidor, como foi explicado no artigo instalação do PC-BSD (TrueOS).

Acesse o AppCafe através do ícone na área de trabalho ou por meio do painel de controle do PC-BSD. Na imagem abaixo vemos o AppCafe já aberto.

Adminstrando o AppCafe remotamente

Acesse o menu configurações que se encontra na parte superior direita da tela e selecione a opção “Configure”.

Adminstrando o AppCafe remotamente

Abrirá a janela de configurações do AppCafe.

configuracoes-appcafe

Esta janela possui 2 (duas) abas:

Repository Configuration: nos permite realizar alterações nas configurações relativas a repositórios do AppCafe.

Remote Access: contem as configurações relacionadas ao acesso remoto ao AppCafe. São estas as configurações que vamos alterar.

Clique na aba Remote Access.

remote-access

Para habilitar este recurso marque a opção Enable AppCafe Remote. Abaixo desta opção existem campos relativos a usuário e senha para acesso. Estas são as informações utilizadas para realizar o login remoto no AppCafe.

Preencha com os campos com as informações desejadas e aplique as alterações.

O campo “Port” indica a porta que será utilizada para acessar o recurso pelo navegador, deixe o valor default “8885”.

remote-access1

Aplique as alterações.

Agora vamos ver como realizar o login remoto.

Acessando o AppCafe remotamente

Para acessar o AppCafe precisaremos saber qual o IP do servidor. Para isso vamos acessar as configurações de rede dele e verificar estes dados.

Para isso acesse o painel de controle => Configuração de Rede => Selecione o dispositivo de rede e verifique o IP.

IP

Neste exemplo o IP do nosso PC-BSD é 172.16.0.55 e sua classe de rede é 255.255.255.0. Sendo assim para acessar o AppCafe remotamente vamos precisar digitar o endereço IP do servidor seguido da porta configurada.

Digite no navegador do cliente o seguinte: https://172.16.0.55:8885.

acesso1

Como esta conexão é criptografada (https) e o certificado não é reconhecido pelo navegador, a primeira vez que acessamos o AppCafe veremos um erro de certificado, onde o navegador vai perguntar se desejamos acessar mesmo assim.

Confirme o acesso, aceitando o certificado do AppCafe e logo veremos a tela de login.

login-appcafe

 

Entre com as credenciais informadas no momento da configuração do acesso e logo veremos a tela padrão do AppCafe.

telaweb-appcafe

Perceba que a tela de acesso ao console web do AppCafe é muito semelhante a tela local, porém podemos ver logo acima o endereço do servidor que estamos acessando, indicando que estamos realizando um acesso remoto.

Outra característica que diferencia este tipo de acesso é o botão “Logout”, que pode ser utilizado para fechar a sessão remota.

As funções disponíveis por meio deste console web do AppCafe são as mesmas disponíveis por meio do acesso local. Sendo assim para mais informações sobre como utilizar estes recursos leia nosso artigo sobre o tema.

Conclusão

Como podemos perceber o recurso de acesso remoto ao AppCafe é altamente útil, pois permite gerenciamento de aplicativos mesmo distante do computador. Outra vantagem deste recurso é que permite ao administrador de um servidor TrueOS (em linha de comandos) administrar softwares por meio de ambiente gráfico, mesmo que seu servidor não tenha um instalado, pois tudo é feito a partir de um outro computador.

Espero que o conteúdo tenha sido útil.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.