FreeBSD

1 de abril de 2016

Configurando apache com PHP

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Apache com PHP no FreeBSD

Introdução

Aprenderemos neste tutorial a implementação do Apache com PHP no FreeBSD. Apache é um servidor WEB capaz de disponibilizar páginas que podem ser acessadas por meio do navegador WEB. Ele é , sem dúvidas, o mais usado dos servidores WEB existentes. Neste tutorial vamos configurar o Apache para interpretar, também, arquivos desenvolvidos na linguagem de programação PHP. Isso significa que poderemos disponibilizar arquivos deste tipo e o Apache vai conseguir interpretá-los.

Utilizaremos neste tutorial a instalação por meio de pacotes binários, ou seja, usaremos o utilitário “pkg”.  Porém se decidir instalar por meio da coleção de ports basta utilizar os ports: /usr/ports/www/apache24.




Para mais detalhes sobre instalação de programas no FreeBSD leia nosso artigo instalação de programas no FreeBSD que explica tanto como instalar ports no FreeBSD quanto instalar pacotes binários, além de explicar as características de cada tipo de instalação.

Para instalar o Apache digite no terminal “pkg install apache24”.

# pkg install apache24

pkg-apache

O utilitário “pkg” vai realizar um levantamento de todas as dependências e listá-las, ou seja, se o pacote instalado possuir dependências elas serão listadas e ao confirmar a instalação elas serão instaladas automaticamente.

Confirme a instalação de todas as dependências digitando “y” e clique em ENTER. Após a instalação veremos uma tela indicando que a instalação foi bem sucedida, além de informações como versão instalada e mensagens referentes a configurações, como arquivo principal.

Depois de concluir a instalação do Apache, precisamos agora instalar o pacote PHP.

Instalação do PHP

Para instalar o PHP5 digitamos “pkg install php56”. O utilitário “pkg”, novamente,  vai realizar um levantamento de todas as dependências e listá-las.

# pkg install php56

pkg-php

Confirme a instalação de todas as dependências digitando “y” e clique em ENTER. Após a instalação veremos uma tela indicando que a instalação foi bem sucedida, além de informações como versão instalada.

Neste momento já temos instalado em nosso sistema tanto o Apache quanto o PHP, agora precisamos instalar o aplicativo responsável por habilitar o Apache para interpretar este tipo de arquivo, ou seja, vamos instalar o módulo PHP no Apache.

Instalação do módulo PHP no Apache

O Apache não consegue identificar automaticamente a existência de arquivos PHP e interpretá-los, por este motivo é necessário além da instalação do PHP, instalar também um módulo do Apache que vai permitir a interpretação deste tipo de arquivo. Este é o “mod_php”.

Para isso digite “pkp install mod_php56”.

# pkp install mod_php56

pkg-modphp

Confirme a instalação do pacote digitando “y” e teclando ENTER.

Após a instalação do módulo PHP o arquivo padrão do apache terá este módulo habilitado por padrão. Isso quer dizer que automaticamente surgirá uma linha no arquivo /usr/local/etc/apache24/http.conf habilitando o apache, conforme a linha abaixo:

LoadModule php5_module libexec/apache24/libphp5.so

Se por algum motivo após a instalação esta linha não for acrescentada automaticamente, insira ela manualmente.

Entre as mensagens que confirmam a instalação do mod_php existe a seguinte:

mensagem-modphp

Esta mensagem indica  que precisamos inserir estas linhas no arquivo de configuração do Apache, ou seja, o /usr/local/etc/apache24/http.conf.

Para isso abra o arquivo:

# ee /usr/local/etc/apache24/http.conf

Insira as linhas acima no final do arquivo e salve a configuração.

Pronto, configuração terminada, agora vamos testar as configurações. Para isso reinicie o serviço apache24.

# service apache24 restart

Testando as configurações

Para testar as configurações, do Apache com PHP no FreeBSD, precisamos criar um arquivo do tipo PHP, podemos criar qualquer arquivo com instruções PHP, neste exemplo vamos criar um arquivo básico do PHP chamado “info.php” que possui a instrução para mostrar as configurações básicas do PHP instalado.

Para isso vamos criar um arquivo dentro do diretório “/usr/local/www/apache24/data/”

# ee /usr/local/www/apache24/data/phpinfo.php

O editor de textos “ee” (editor fácil) vai abrir um arquivo novo, basta inserir as seguintes linhas:

<?php

phpinfo();

?>

Salve o arquivo e reinicie o serviço.

Agora já podemos verificar se a configuração foi bem sucedida. Abra o navegador e digite o IP do servidor seguido do arquivo criado.

Exemplo:

http://192.168.25.140/info.php

Apache com PHP no FreeBSD

Se conseguir visualizar uma tela semelhante a esta, isso significa que a configuração foi bem sucedida.

Conclusão

Como vimos implementar o Apache com PHP no FreeBSD é algo muito simples de ser configurado (como quase tudo no FreeBSD). Dessa forma já temos um servidor pronto para servir páginas e disponibilizar conteúdos WEB desenvolvido na linguagem PHP.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, fique a vontade e utilize os comentários.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.





  1. Foto de perfil de Gustavo

    Muito bom o site, com essa qualidade com certeza vai se tornar referencia em BSD no Brasil. Estou usando o GhostBSD como primeira experiência, e aproveitando as dicas para por a mão na massa.



You must be logged in to post a comment.