PFSense

28 de junho de 2016

Backup das configurações no PFSense

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:,

Resumo: veremos neste artigo como realizar o backup das configurações no PFSense e como fazer para restaurá-las a um estado anterior. Faremos isso de duas formas, através do arquivo XML e por meio do histórico criado pelo sistema.

Introdução

Sem dúvidas uma das melhores práticas para um administrador de sistemas é a rotina de backup. Através dela temos a certeza que as informações cruciais para uma organização não serão perdidas em caso de desastre (seja ele de que natureza for). Esta cópia de segurança deve possuir uma rotina bem definida, organizada e devidamente cumprida.




Esta rotina de backup deve conter procedimentos que definam não apenas a criação da cópia de segurança como também procedimentos relativos a testes desta cópia, ou seja, a restauração do backup realizado. Outra preocupação deve ser a janela natural entre um backup e outro, ou seja, sua periodicidade.

Backup das configurações no PFSense

Backup das configurações no PFSense

O PFSense possui um arquivo de configuração do tipo XML e é nele que ficam armazenadas as configurações do sistema. Esta característica do sistema, nos apresenta uma das bases do sistema PFSense, sua simplicidade tanto na arquitetura do sistema quanto na configuração e, neste caso, armazenamento destas configurações.

Como o sistema armazena todas as suas configurações em um único arquivo, do tipo XML, é plenamente possível, na maioria das vezes, utilizá-lo para restaurar as configurações do sistema para um estado de funcionamento idêntico ao utilizado durante a cópia do arquivo copiado. Isso significa que utilizando um arquivo de backup poderemos retornar as configurações do sistema para o estado salvo neste arquivo.

Diante deste cenário a melhor prática é realizar uma cópia deste arquivo depois de cada alteração nas configurações. Isso deve ser feito levando em conta a possibilidade da alteração realizada causar efeitos indesejados. Neste caso deve-se utilizar o arquivo de backup e retornar o sistema ao estado anterior, ou seja, antes da alteração.

Outra possibilidade de retornar ao estado anterior estas configurações é utilizando as opções do próprio sistema, que armazena as últimas alterações realizadas e permite que elas sejam desfeitas apenas selecionando em uma lista. Embora muito útil esta opção, não será possível utilizá-la em caso de desastres.

Backup do arquivo XML

Vamos realizar agora o backup do arquivo XML contendo as configurações do sistema, para isso precisamos acessar o menu do sistema Diagnostics >> Backup & Restore.

Backup das configurações no PFSense

Surgirá a tela de backup e restore, nela que realizamos tanto o backup do sistema quanto a restauração dele utilizando o arquivo de backup.

Backup das configurações no PFSense

 

Na opção “Backup area” selecione a opção “ALL” como padrão. Para realizar o download do arquivo clique no botão “Download configuration as XML”. Dessa forma o sistema gera um arquivo com a seguinte nomeclatura: config-nome_do_pfsense-data. Esta data se refere a data de criação do arquivo e está representada da seguinte forma: ano seguido do mês e dia, vindo logo depois a hora da criação do arquivo.

Na imagem abaixo mostramos um arquivo de backup padrão criado no dia 28 de jundo de 2016 ás 11h45.

arquivo-backup

Dessa forma criamos o backup do PFSense. Vamos agora visualizar a forma de restaurar este backup.

Restaurando o Backup do PFSense pelo arquivo XML

Para restaurar o backup criado precisamos acessar o menu Diagnostics >> Backup & Restore.  Navegue até a opção “Restore Bakup”.

restore-config

Selecione a opção “ALL” no campo “Restore area” e escolha o arquivo clicando no botão “Escolher arquivo”.

Para finalizar o processo clique no botão “Restore Configuration”.

Restauração das últimas configurações

A cada alteração realizada nas configurações do sistema o PFSense salva o estado anterior destas configurações, para que seja possível, se necessário, retornar a este estado. Este histórico de alterações pode ser acessado em ordem cronológica a partir da última alteração.

Para acessar este histórico acesse o menu  Diagnostics >> Backup & Restore e clique na opção Config History.

config-hist

Logo abrirá a tela contendo a lista das últimas alterações do sistema.

historico-alteracoes

Na coluna Actions podemos ver as três opções possíveis: restaurar as configurações a um estado anterior, fazer o download do arquivo contendo a alteração selecionada ou excluir esta alteração do histórico.

Realize as operações que deseja clicando nos botões correspondentes.

Conclusão

Impossível imaginar um ambiente de administração de sistemas sem rotinas de backup bem definidas, afinal esta é uma das formas primárias de se evitar “sinistros” diante de um desastre. Por este motivo saber realizar o backup das configurações no PFSense é fundamental para preservar estas configurações seguras. Porém não basta apenas realizar backups periódicos, é extremamente importante realizar também testes neste backup, ou seja, estabelecer rotinas de testes de backup para garantir que em caso de necessidade, este backup estará disponível.

Outro ponto importante é que ao se realizar testes em backups, utilize-se sempre ambiente de testes e não em produção, pois os danos podem ser irreparáveis.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.