Comandos

9 de abril de 2016

Comando AC

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Comando AC

O comando AC mostra as estatísticas relacionadas ao tempo de conexão dos usuários, ou seja, quanto tempo um determinado usuário está ou esteve conectado no sistema. Essa verificação pode ser realizada em todos os usuários ao mesmo tempo, ou a usuários específicos. Em algumas distribuições GNU/Linux é necessário a instalação do pacote correspondente ao software, porém no FreeBSD ele é nativo, ou seja, já está instalado por padrão.

Este comando é muito útil para realizar auditoria de logon/login de usuários no sistema, podendo inclusive ser criado scripts, devidamente agendados, que armazenam períodos específicos, facilitando assim os relatórios.




Sintaxe

ac [opções] usuários

As opções disponíveis são:

-d ou –daily-totals : retorna o tempo de conexão de cada dia.
-y ou –print-year : retorna o total de conexão por ano.
-p ou –individual-totals : retorna o tempo total de conexão para cada usuário.

Usaremos algumas das opções para ilustrar o uso do comando:

 Visualizando o tempo de conexão por dia

Visualizando o tempo de conexão diário total (somando todos os usuários):

# ac -d

Comando AC

Dessa forma veremos o tempo de conexão de todos os usuários, listados de acordo com o dia, isso significa que o tempo de todos os usuários serão somados.

Para visualizar o tempo de conexão de um usuário específico digite o nome do usuário depois do comando. Veremos os dias com seus respectivos tempos.

# ac -d usuário

Em alguns casos pode ser necessário visualizar o tempo de conexão de um usuário específico, podemos fazer isso informado o usuário logo após o parâmetro:

ac -d root

Abaixo visualizamos o tempo de conexão de outro usuário:

ac -d leo

Visualizando o tempo total de conexão

Podemos, também, visualizar o tempo de conexão de todos os usuários, neste caso a data será ignorada e o retorno será em tempo total:

# ac -p

ac -p

Perceba que neste exemplo as datas foram ignoradas, ou seja, apenas os usuários e o tempo total de logon foi mostrado.

Mais uma vez pode ser interessante visualizar o tempo de conexão de um usuário específico, para isso digite o nome do usuário logo depois do parâmetro “p”:

# ac -p usuário

ac -p root

Visualizando as estatísticas de outro usuários:

ac -p leo

Conclusão

O uso do Comando AC é muito simples e, sem dúvidas, o uso por meio de scripts agendados seria bem mais interessante. Sem dúvidas, uma auditoria bem feita passa pela auditoria de usuários e embora existam ferramentas específicas para este serviço, não custa nada conhecer o famoso comando AC.

Espero que o conteúdo tenha sido útil, em caso de dúvidas fique a vontade e utilize os comentários.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.