Comandos

10 de outubro de 2016

Comando LS

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:,

Comando LS

O comando ls é o responsável por listar o conteúdo de diretórios, utilizando uma série de filtros que permitem mostrá-los em ordem alfabética, por tamanho, ocultos, etc. Embora seja um comando aparentemente simples, ele possui vários tipos de funcionalidades que permitem visualizações complexas dos itens listados. Isso inclui diretórios, arquivos, links, etc.

A forma mais básica de uso é vista ao digitar no terminal o comando ls simples. Dessa forma, podemos visualizar os itens de um diretório. Porém existem vários parâmetros que podem ser utilizados em conjunto com o comando. Apresentamos os principais parâmetros abaixo:




O parâmetro “-a” lista todos os arquivos do diretório, inclusive os arquivos ocultos.

$ ls -a

Comando LS

o parâmetro “-i” lista o número do inode de cada arquivo. Inodes são estruturas de dados que possuem informações sobre um determinado arquivo ou diretório.

$ ls -i

Comando LS

O parâmetro “-l” lista várias informações como permissões, dono, grupo, tamanho do arquivo, data, etc.

$ ls -l

Comando LS

O parâmetro “-m” lista os arquivo e diretórios separados por virgulas.

$ ls -m

ls-m

O parâmetro “-o” apresenta uma listagem longa sem os donos dos arquivos.

$ ls -o

ls-o

o parâmetro “-r” apresenta uma listagem com os itens em ordem invertida.

$ ls -r

ls-r

O parâmetro “-F” apresenta os itens listados inserindo um “/” no fim dos nomes de diretórios, um “*” no fim de arquivos executáveis e um “@” no fim dos nomes de links.

$ ls -F

ls-f

O parâmetro “-R” lista diretórios e subdiretórios recursivamente.

$ ls -R

ls-r-maiusculo

O parâmetro “-S” classifica os arquivos por tamanho.

$ ls -S

ls-s

Considerações Finais

Sem dúvidas o comando ls é um dos mais utilizados, e como tal, um dos primeiros comandos que um novo usuário do terminal deve aprender, por este motivo é um dos primeiro que é ensinado também. Como explicado neste artigo, várias são as opções de filtro possíveis ao utilizar este comando e conhecê-los é o primeiro passo para se tirar bom resultados do terminal.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.