FreeBSD

6 de fevereiro de 2016

Configuração de rede no FreeBSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Configuração de rede no FreeBSD

Introdução

Para que um computador se conecte com outros através de uma rede de computadores, é necessário que possua placa de rede e que esta esteja devidamente configurada. Configuração de rede no FreeBSD é muito simples, elas dizem respeito a número referente ao endereço IP, máscara de sub-rede e endereço de broadcast, além de outras informações. O artigo “Configurando rede FreeBSD”, se propõe a explicar isso de uma forma mais detalhada.




 

Configurando rede FreeBSD

Rede FreeBSD

Cada computador existente na rede precisa conhecer todos os outros com quem precisa se comunicar, ou seja, enviar e receber dados. Este reconhecimento acontece através da tabela ARP, tabela presente em todo computador, em que são armazenados IP e endereço MAC (número que identifica a placa de rede) de cada computador da rede.  Esta tabela é criada pelo protolo ARP responsável por fazer uma relação entre endereço IP e endereço MAC dos computadores, permitindo a comunicação na rede. Por este motivo cada computador precisa possuir um IP, além de outras informações que o identificam. Para mais detalhes sobre a tabela ARP leia nosso artigo sobre o assunto. Aprenderemos agora a configuração de rede no FreeBSD, as principais informações de configuração dos computadores:

Endereço IP: é o número que referencia um computador na rede. Existem duas formas de um computador ser identificados na rede: nome de computador e endereço IP. A forma de se referenciar um computador para envios de pacotes na rede é o IP. Neste contexto, não possuir IP, significa não ser encontrado na rede. Este número é dividido em duas partes, uma representa a rede e a outra representa o computador.

Mascara de sub-rede: número que referencia quais números do IP representam a rede. É através deste número que sabemos a qual rede pertence determinado IP. Deste modo, computadores que possuem mascara de sub-rede diferentes, estão em redes diferentes.

Gateway Padrão: endereço IP do dispositivo na rede que encaminha os pacotes caso o emissor e receptor estejam em redes diferente. Em outras palavras podemos dizer que o gateway é o dispositivo que vai realizar uma ponte entre dispositivos de redes diferentes, determinando a melhor rota para isso.

Endereço de Broadcast: endereço que representa o endereço geral de envio de pacotes para a rede. Quando um pacote precisa ser enviado para todos os dispositivos da rede, ele é encaminhado para o endereço broadcast. Logo, se desejar enviar um pacote para todos os dispositivos, basta enviá-lo para este endereço. Normalmente este endereço possui seu final representado pelo número 255.

Descobriremos, configurando rede FreeBSD, que estas são configurações simples.

Configurando rede FreeBSD

Existem basicamente duas formas de se atribuir IP para um computador, atribuição dinâmica e atribuição fixa. Na atribuição dinâmica configuramos o computador para receber IP de forma automaticamente, neste caso o IP será recebido por meio de um servidor DHCP. Na atribuição fixa configuramos manualmente o endereço IP.

Configurando IP dinâmico

Para mais detalhes sobre atribuição dinâmica leia nosso artigo sobre servidor DHCP.
As configurações de rede são carregadas durante a inicialização do sistema, por este motivo precisam ser realizadas no arquivo /etc/rc.conf, que é o arquivo de inicialização do sistema.

Para que receba IP automaticamente por meio do servidor DHCP o computador utiliza o dhclient, que é o cliente DHCP e responsável por conversar com o servidor e receber o IP dinâmico. O que faremos é determinar que ao iniciar o computador já receberá o IP do servidor DHCP.

Para isso, com privilégios de usuário de root, acesse o arquivo /etc/rc.conf:

# ee /etc/rc.conf

Insira a seguinte linha:

ifconfig_nome_da_interface=”DHCP”

Salve a alteração.

Caso não saiba o nome da interface de rede, digite o comando “ifconfig” e o sistema retornará todas as interfaces existentes no sistema, escolha a que deseja atribuir o IP dinâmico.
Desta forma quando o computador iniciar o dhclient conversará com o servidor e receberá o IP.

Para que este IP seja adquirido sem precisar reiniciar o computador digite no terminal:

# dhclient nome_da_interface

Dessa forma o computador receberá o endereço IP.

Configurando IP manualmente

Embora muito prática, a atribuição de IP de forma dinâmica possui o inconveniente de mudar o número dependendo da configuração do servidor, ou seja, nem sempre determinado computador receberá o mesmo número de IP. Por isso, em alguns casos será necessário atribuir IP de forma fixa e manualmente.

Para configurar um IP fixo no FreeBSD precisaremos, também, acessar o arquivo /etc/rc.conf.

Adicione a seguinte linha:

ifconfig_nome_da_interface=”inet IP_computador netmask numero_sub_rede”

Ex: ifconfig_em0=”inet 172.16.0.10 netmask 255.255.255.0 broadcast 172.16.0.255″

Estas linhas definem o IP do computador e a mascara de sub-rede. Caso seja necessário definir o IP do gareway adicione as linhas:

ifconfig_nome_da_interface=”inet IP_computador netmask numero_sub_rede”

gateway_enable=”YES”
defaultrouter=”IP_do_gateway_default”

Por exemplo: defaultrouter=”172.16.0.1”

Dessa forma, quando um computador precisar trocar informações com um computador que não faz parte da mesma que ele, enviará este pacote para o default gateway para que ele resolva a conexão.

Conclusão:

Como vimos realizar a configuração de rede no FreeBSD é algo bem simples de se fazer. Porém o artigo “Configurando rede FreeBSD”, não esgota o tema, existem muitas outras questões sobre as configurações de rede como criar rotas, por exemplo. Para ficar atualizado sobre outras configurações não deixe de ler nossos outros artigos, tutoriais e dicionário de termos, que tratam de rede principalmente o artigo sobre o servidor DHCP e sobre DNS.
Caso tenha ficado dúvidas, fique a vontade e pergunte nos comentários, assim que possível responderemos.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.