PC-BSD

6 de junho de 2016

Configuração de Rede no PC-BSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Configuração de Rede no PC-BSD

Para se comunicar com outros computadores em uma rede o PC-BSD, como qualquer outro host, precisa de algumas configurações específicas. Estas configurações são responsáveis por identificá-lo na rede e informar para ele quais os hosts da rede são responsáveis por disponibilizar serviços, sejam eles de suporte à conexão, autenticação ou segurança. Veremos neste artigo como realizar a configuração de rede no PC-BSD.




As configurações mais básicas de um host de rede são endereço IP, mascara da rede, gateway padrão e endereço dos servidores DNS. São estas as configurações que aprenderemos neste artigo e utilizaremos para isso as ferramentas disponíveis por meio do ambiente gráfico.

Conceitos básicos

Explicaremos agora alguns conceitos básicos sobre as principais configurações que faremos aqui. Nos preocupamos, neste momento, apenas em introduzir estes conceitos de forma mais didática possível, por isso, abrimos mão de linguagem “tecnicista”.

IP (Internet Protocol): é uma numeração que identifica um determinado host (computador) na rede. Através dele é possível identificar quem enviou ou recebeu determinado pacote.

Mascara de rede: número responsável por limitar a quantidade de computadores em uma determinada rede. Através de uma mascara de rede é possível determinar se os computadores fazem parte da mesma rede ou não.

Servidor DNS: é o dispositivo responsável converter endereços IPs nos nomes dos computadores. Quando procuramos um computador na rede, fazermos isso por meio do nome do computador e este servidor procura na rede o IP correspondente e nos encaminha até ele.

Gateway: dispositivo de rede responsável por determinar a melhor rota para se alcançar determinado computador da rede (local ou internet). . Em outras palavras, quando desejamos acessar um endereço e não sabemos como chegar lá, perguntamos gateway e ele se encarrega de descobrir onde se encontra o computador procurado e nos mostra como podemos chegar até este endereço.

Veremos agora como realizar estas configurações.

Configurando a rede

Existe mais de uma forma de se acessar as configurações de rede, porém utilizaremos a mais simples, através do painel de controle do PC-BSD. Sendo assim abra o painel de controle através do ícone na área de trabalho.

Configuração de rede no PC-BSD

Ao executar este ícone teremos acesso ao painel de configurações do PC-BSD. Navegue até a opção  “configuração de rede”.

painel de controle

Clique na opção Configuração de Rede.

dispositivos-rede

Veremos a janela responsável pelas configurações de rede. Esta tela possui 3 (três) abas:

Dispositivos: aqui são listados todos os dispositivos de rede do computador, sejam eles wirelles, de cabo ou de conexão USB.

Configuração de rede (Avançado): Nesta aba é possível informar os servidores DNS, gateway padrão do host, configurar o domínio e nome do computador, entre outras configurações.

aba-configuração de rede

Proxy: esta aba permite inserir as configurações relativas ao proxy de rede, caso haja algum.

aba-proxy

Para configurar o IP do PC-BSD precisamos selecionar a interface de rede na aba “Dispositivos” e clicar  no botão “Configurar. Dessa forma o sistema saberá qual a interface desejamos configurar.

Ao clicar no botão “Configurar” vermos a janela de configuração aberta.

aba-geral

Esta janela de configuração possui também 3 (três) abas:

Aba Geral:  aba onde podemos configurar o IP e máscara de rede da interface, oções de autenticação WPA, além de permitir que o dispositivo de rede seja desativado.

Aba avançado: permite configurações referentes ao endereço MAC dos dispositivos de rede, configurações relativas ao endereço IPV6, além de permitir habilitar/desabilitar o dispositivo de rede.

aba-avançado

Aba Informações: retorna um “relatório de status” do dispositivo. Incluindo Endereços de IP, máscara de rede, gateway, etc.

aba-informacoes

 Observe que podemos ver inclusive informações referentes ao tráfego de pacotes (entradas e saídas) desta interface de rede.

Definindo IP do computador

Vamos configurar o IP do PC-BSD. Para isso, abra as configurações de rede, selecione a interface e clique no botão “Configurar”. Selecione a aba “Geral

aba-geral

Para atribuir um IP fixo, ou seja, não muda mesmo que o computador seja reiniciado, marque a opção “Atribuir endereço IP estático”.

Digite o IP e a máscara de rede no campo correspondente. Aplique a configuração.

confirmando-ip

Para definir IP e máscara automaticamente desmarque a opção “Atribuir endereço IP estático” e aplique a alteração.

Definindo Gateway e servidores DNS

Para definir gateway e servidores DNS faça o seguinte: abra as configurações de rede, selecione o dispositivo de rede e clique na aba “Configuração de Rede (avançado)”.

Para configurar os servidores DNS marque a opção “Habilitar DNS personalizado“. Insira os dados dos servidores e clique no botão aplicar para salvar as alterações.

dns

Ao lado das configurações de DNS temos os botões “Servidores públicos”, que nos apresentam uma lista de servidores públicos que podem ser utilizados.

Para configurar um gateway da rede  marque a opção “Habilitar gateway personalizado”, insira as informações do gateway e clique no botão “aplicar” para salvar as alterações.

gateway

Definindo nome do computador e domínio

Para definir o nome do computador e do domínio vamos utilizar esta mesma aba. Procure pelos campos “Nome do Sistema” e “Domain Name”. Insira as informações e clique no botão aplicar para salvar as alterações.

nome-pc

Conclusão

Realizar as configuração de rede no PC-BSD é algo muito simples, visto que ele possui mecanismos gráficos para isso. Embora estas sejam configurações básicas de rede, se elas forem bem realizadas, serão suficientes para que um computador consiga interagir com outros computadores da rede. É importante que ao realizar configurações de rede em um computador, seja levado em conta o IP e máscara de rede dos outros computadores, ou corremos o risco destes computadores acabarem em rede diferentes.

Em breve veremos artigos com assuntos mais específicos sobre o tema de rede, por hora nosso intuito era apresentar a forma fácil e intuitiva de realizar configurações de rede no PC-BSD.

Espero que o conteúdo tenha sido útil.




Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.