FreeBSD

3 de maio de 2016

Configurando teclado no FreeBSD para pt-BR

Mais artigos de »
Escrito por: Denilson Palma
Tags:

Configurando teclado no FreeBSD

Há duas maneiras fáceis, simples e eficazes de configurar o seu teclado no sistema, configurando teclado no FreeBSD durante a instalação ou por meio da alteração de um arquivo de configurações. Por este motivo este artigo está divido em duas partes:




O primeiro modo: durante a instalação

Assim que você inicializar sua máquina com o disco de instalação do FreeBSD, você terá uma tela de boas vindas seguida de uma pergunta. Para se instalar o sistema optamos por Install. Em seguida, o próximo passo é escolher o modelo de seu teclado.

Configurando teclado no FreeBSD

O modelo que esta de acordo com seu idioma e modelo padrão de seu teclado. Para os teclados comuns e em nosso idioma, basta escolher “Brazilian 275 ISO-8859-1 (accent keys)”. Após escolher o modelo de teclado que irá lhe atender, basta apenas prosseguir com a instalação (em nosso caso, para prosseguir com a instalação, selecione “Continue with br275.iso.acc.kbd keymap”). Este modo, porém, só pode ser feito apenas durante a instalação do sistema. Caso o seu sistema já esteja instalado, você deve optar pelo segundo modo.

Segundo modo: após a instalação

Este se aplica em caso de você já ter seu FreeBSD instalado, porém o teclado não esta funcionando corretamente, ou seja, as teclas não correspondem com o padrão de teclado configurado.
Caso seu teclado seja de modelo comum e em nosso idioma, isto é, tratar-se de um teclado padrão pt-BR, você precisará apenas editar o arquivo /etc/rc.conf. Para esta tarefa vamos utilizar o editor ee , você precisa estar utilizando o usuário “root”. No terminal digite o comando:

# ee /etc/rc.conf

Procure pela linha “keymap” e altere da seguinte maneira: keymap=”br275.iso.acc.kbd”.

Configurando teclado no FreeBSD
Após alterar, salve o arquivo pressionando em sequência as teclas: Esc – a – a.
Pronto, seu teclado esta configurado para o português brasileiro. Isso garante que na próxima vez que o sistema for inicializado, o seu teclado irá funcionar corretamente de acordo com o seu padrão.
Para já ter as alterações, mas sem precisar religar a máquina, no terminal como root, execute este comando:

# kbdcontrol –l br275.iso.acc.kbd

Isto vale também para caso você queira usar o padrão pt-BR no momento, porém, sem alterar qualquer configuração.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Denilson Palma
Denilson Palma
Graduando em Tecnologia em Segurança da Informação. Técnico em Informática para Internet. Estudante sempre e usuário de FreeBSD.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.