Artigos

10 de março de 2016

Desktop Lumina no FreeBSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Desktop Lumina no FreeBSD

Introdução

O FreeBSD é um sistema operacional que não possui, por padrão, modo gráfico, ou seja, a versão default é em modo texto. Para instalar modo gráfico no FreeBSD precisaremos configurá-lo para utilizar um gerenciador de interface gráfica. Neste artigo veremos como utilizar o Desktop Lumina no FreeBSD. Em nosso artigo instalação do FreeBSD, foi abordada a instalação do FreeBSD, porém sem modo gráfico, ou seja, a instalação default do FreeBSD.

Neste artigo vamos mostrar como instalar e utilizar o modo gráfico no FreeBSD, porém utilizando o Desktop Lumina no FreeBSD. Utilizaremos o Lumina Desktop 0.8.7. Entre as vantagens estão: o fato de ser um gerenciador de interface do sistema leve e que foi projetado para uso em qualquer sistema baseado em Unix.




Vamos considerar que o FreeBSD já está instalado e que estamos apenas adicionado o modo gráfico. Instalaremos basicamente dois pacotes “xorg” e o “lumina”. Para mais detalhes sobre como instalar programas no FreeBSD leia nosso artigo instalando programas no FreeBSD. Como abordado no artigo, podemos instalar programas por meio dos ports ou por meio dos pacotes binários.

Utilizaremos para este tutorial a instalação de pacotes binários, pois os softwares que precisamos são muito grandes e instalá-los via pacotes  será um pouco mais rápido.

Vamos dividir este tutorial em 3 (três) partes.

1 – Instalação do xorg.

2 – Instalação do lumina.

3 – Configuração.

Instalação do Xorg

Para execução deste artigo vamos instalar os softwares por meio de pacotes binários, porém podemos também instalá-los por meio da coleção de ports.

Iremos realizar a instalação do Xorg por meio de pacotes binários, ou seja, executável já compilado. Para instalar digite no terminal “pkg install xorg”.

# pkg install xorg

O utilitário “pkg” vai realizar um levantamento de todas as dependências e listá-las, para confirmar a instalação digite “y” e tecla ENTER.

XORG FreeBSD

Confirme a instalação e o sistema vai realizar a instalação. No fim verá uma tela semelhante à tela abaixo.

Xorg- FreeBSD

Pronto! dessa forma concluímos a instalação do Xorg. Precisamos agora instalar o Lumina Desktop.

Instalação do Lumina Desktop

Instalaremos o Lumina Desktop por meio de pacotes binários. Para instalar o Lumina Desktop utilize o comando “pkg install lumina”.

# pkg install lumina

pgk lumina

Logo será solicitada a confirmação de instalação e utilização do espaço em disco. Depois de confirmar a instalação, verá uma tela semelhante a que está abaixo.

lumina3
Pronto! o Lumina Desktop já está devidamente instalado, agora vamos iniciar as configurações.

Configurando o Lumina Desktop no FreeBSD

Para realizar as configurações precisaremos acessar o arquivo “/etc/rc.conf“, nele vamos inserir algumas linhas. Para abrir o arquivo digite “edit /etc/rc.conf”.

# edit /etc/rc.conf

Vamos inserir as linhas:.

“hald_enable=”YES”

dbus_enable=”YES”

moused_enable=”YES”

mixer_enable=”YES”

rc-conf

Salve o arquivo e saia dele.

Agora vamos editar o arquivo “.xinitrc” dentro do diretório /home, caso ele não existe crie-o.

# ee ~/.xinitrc

Adicione o seguinte conteúdo.

arquivo

Salve o arquivo e saia dele.

Vamos agora dar permissão de execução ao arquivo, transformando ele em executável:

# chmod 755 ~/.xinitrc

chmod

Pronto! seu sistema já está devidamente configurado. Basta agora digitar no terminal “startx” e verá a tela do Lumina Desktop.

# startx

Logo veremos a tela inicial do Lumina Desktop.

DesktopLumina no FreeBSD

Pronto! você já possui um FreeBSD com ambiente gráfico devidamente configurado. Não deixe de ler nossos materiais sobre FreeBSD e até a próxima.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.