FreeBSD

15 de setembro de 2016

Fluxbox no FreeBSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Fluxbox no FreeBSD

Fluxbox é um gerenciador de janelas open source leve e minimalista. Foi desenvolvido por Henrilk Kinnunem, é construído em C++ e licenciado sob a licença MIT-Licence. Por ser pequeno, rápido e leve ele é o gerenciador padrão do Dann Small Linux, que, segundo o site oficial, pode surpreender o usuário pela rapidez usando algo em torno de 128MB de memória RAM. Neste artigo apresentamos como configurar o Fluxbox no FreeBSD.

Este ambiente é uma opção ideal para usuários que desejam utilizar computadores antigos, que não possuem um bom desempenho utilizando ambientes mais “pesados”, porém sem a necessidade de realizar um upgrade no hardware.




Entre as principais ferramentas do Fluxbox estão:

ROOT Menu: é o menu principal que é acionado através do botão direito do mouse. Este menu é totalmente personalizável, o que permite adicionar muitas outras opções e recursos além das que são default do sistema.

TOOLBAR: é a barra inferior do sistema que mostra todas as janelas na área de trabalho. De acordo com a configuração, o usuário pode definir quais janelas serão mostradas.

TABS: é um recurso interessante que permite utilizar janelas semelhantes dispostas por meio de guias.

Keys-File: recurso que permite controlar quase tudo pelo teclado, por meio de teclas chaves pré-configuradas pelo usuário.

Veremos agora a instalação e configuração básico do FluxBox no FreeBSD

Instalando o Xorg no FreeBSD

Como explicado, o Fluxbox é apenas um gerenciador de janelas, sendo assim ele precisa “rodar” sobre um servidor de ambiente gráfico. Isso significa, que por conta própria ele não consegue oferecer o ambiente completo de desktop. Por este motivo precisaremos instalar também o Xorg servidor que vai disponibilizar as rotinas necessárias para que o Fluxbox consiga disponibilizar o ambiente desejado.

Podemos instalar aplicativos no FreeBSD, de forma automatizada, de duas formas: por meio da coleção de ports ou através de pacotes binários, utilizando a ferramenta pgk. Neste artigo, todos os softwares serão instalados por meio do utilitário pkg, porém podem ser instalados também por meio do port correspondente. Para mais detalhes sobre isso, leia nosso artigo instalação de programas no FreeBSD.

Para instalar o xorg digite o comando “pkg install xorg”.

# pkg install xorg

install_xorg

O sistema fará um levantamento de todas as dependências que precisam ser instaladas e vai solicitar a confirmação para concluir a instalação.

install_xorg2

Confirme a instalação digitando “y”.

Pronto, já temos o xorg devidamente instalado.

Instalando o Fluxbox no FreeBSD

Com o xorg instalado, precisamos instalar o Fluxbox e um pacote de auxílio a configurações do Fluxbox. Os pacotes necessários são: Fluxbox e Fluxconf.

Para instalar o Fluxbox digite o comando “pkg install fluxbox”.

# pkg install fluxbox

Fluxbox no FreeBSD

Mais uma vez o sistema vai listar todas as dependências e solicitar confirmação para concluir a instalação. Confirme digitando “y”.

Agora vamos instalar o pacote fluxconf. Para isso digite o comando “pkg install fluxconf”.

# pkg install fluxconf

install_fluxconf

Confirme a instalação digitando “y”.

Agora temos todos os pacotes já instalados, precisamos apenas realizar uma simples configuração.

Configuração do Fluxbox

Após a instalação dos pacotes, precisamos apenas configurar o sistema, o que é relativamente simples. Para isso, basta editar o arquivo .xinitrc dentro do diretório home do usuário (caso o arquivo não exista crie-o) e inserir a seguinte linha:

exec fluxbox

Pronto, dessa forma o sistema está configurado. Basta reiniciar o sistema.

Fluxbox no FreeBSD

Se tudo ocorrer como o esperado, logo poderá ver a tela do Fluxbox.

Caso deseje iniciar manualmente o serviço digite o comando “startx”.

# startx

Consideraçõe Finais

As opções iniciais do Fluxbox tornam o desktop bem simples, porém este ambiente é totalmente editável. Estas configurações porém, fogem do escopo deste artigo. Para mais informações sobre customização deste ambiente visite o site oficial do projeto.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.