Artigos

9 de junho de 2016

Gerenciador de Atualizações no PC-BSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Gerenciador de Atualizações no PC-BSD

O gerenciador de atualizações no PC-BSD, um utilitário que fornece, através de interação gráfica, uma maneira de manter o PC-BSD e seus aplicativos instalados, devidamente atualizados e realiza isso de forma organizada e segura. Ele é capaz de controlar as versões de aplicativos instalados no sistema, informar sobre atualizações disponíveis e realizá-las automaticamente, quando necessário. Portanto, veremos neste artigo o gerenciador de atualizações no PC-BSD.




Para acessar este utilitário é possível utilizar o painel de controle do PC-BSD ou digitar “pc-updategui”. Outra forma de acessá-lo é através do ícone na bandeja do sistema, se esta bandeja estiver disponível no seu desktop.

Área de notificação do Update Manager

O gerenciador utiliza esta barra de tarefas para informar sobre o status destas atualizações. Nela bandeja são dispostos ícones que mostram se algum dos aplicativos instalados possuem atualizações disponíveis ou mesmo se um outra versão do sistema está disponível, por exemplo. Para informar este status o sistema utiliza 7 (sete) ícones:

atualizado

Este ícone indica que o sistema está devidamente atualizado e não existem atualizações disponíveis. Isso vale tanto para aplicativos quanto para o próprio S.O;

Atualizando

Este ícone indica que o sistema está verificando a existência de atualização. Para que esta tarefa seja bem sucedida é necessário conexão com a internet.

atualizacoes-sistema-disponiveis

Este ícone indica que existem atualizações disponíveis para o sistema, ou seja, atualizações referentes ao sistema operacional

atualizacoes-aplicativos-disponiveis

Este ícone indica que existem versões disponíveis para os aplicativos instalados.

nao-possivel-verificar-atualizacoes

Este ícone indica que o sistema não conseguiu verificar se existem atualizações disponíveis. Normalmente isso significa que existem problemas na conexão com a internet.

sistema-atualizando

Este ícone indica que o sistema está sendo atualizado, neste momento não é possível abrir o AppCafe ou realizar outra tarefa de update.

necessario-reiniciar

Este ícone indica que o sistema precisa ser reiniciado. Normalmente ocorre quando o sistema finalizou uma atualização e precisa reiniciar para aplicar as alterações.

Opções do Menu de Contexto

Se clicarmos com o botão direito do mouse no ícone, veremos o menu de contexto com as seguintes opções:

Gerenciador de Atualizações no PC-BSD

Iniciar o Gerenciador de atualizações: esta opção abre o gerenciador de atualizações, opção que veremos mais adiante.

Verificar atualizações: verifica se existem atualizações disponíveis. Por padrão elas são verificadas de forma automática a cada 24 horas ou 20 minutos após a inicialização do sistema. Se desejar realizar esta verificação manual deverá acionar esta opção.

Iniciar o AppCafe: executa o gerenciador de aplicativos AppCafe. Para mais informações sobre este utilitário leia este artigo.

Executar na inicialização: permite a inicialização do utilitário no arranque do sistema. Para desabilitar este recurso desmarque esta opção.

Exibir notificações: permite exibir notificações sobre as atualizações. Para desabilitar este recurso desmarque esta opção.

Verificar Jails: checa por atualizações relacionadas a Jails. Para desabilitar este recurso desmarque esta opção.

Roteamento através do Tor: marque esta opção para que possa navegar utilizando o roteamento Tor, ou seja, anonimamente.

Gerenciador de Atualizações no PC-BSD

Verificar conexão Tor: clique nesta opção para checar o status por meio da conexão anonima do Tor.

Sair: fecha o menu de contexto.

Etapas da atualização

O processo de atualização do PC-BSD e seus aplicativos possui mecanismos para proteger o sistema de erros e garantir que a atualização seja bem sucedida, evitando problemas durante a aplicação delas. Para garantir este processos as seguintes etapas ocorrem durante a atualização automática:

O gerenciador de atualizações cria automaticamente uma cópia do sistema operacional atual, conhecido como snapshot ou boot environment (BE), também chamado de ambiente de inicialização. Esse mecanismo copia o estado atual do sistema através de arquivos de estado, dados de disco e configurações do sistema operacional. É neste ambiente que são realizadas as atualizações. Isso significa que o computador pode ser utilizado normalmente durante este processo, pois as alterações não acontecem no sistema operacional ou qualquer outro aplicativo em uso, e sim na cópia criada.

Atenção: Se o sistema estiver sem espaço em disco suficiente para criar um novo BE, a atualização irá falhar e uma mensagem indicará isso.

1 – Enquanto a atualização está em andamento não será possível utilizar o AppCafe, gerenciador de aplicativos, esta medida de segurança pretende evitar conflitos de pacotes.

2 – O desligamento do sistema e botões de reinicio ficam inativos, até que a atualização esteja completa e o sistema pronto para restartar.

3 – Em caso de falha de energia durante a atualização, o sistema irá reiniciar no ambiente atual, ou seja, o estado anterior ao inicio da atualização. Isso permite que a atualização comece novamente, como se nunca tivesse sido iniciada.

4 – Depois de concluída a atualização, o sistema substitui a entrada referente a inicialização do sistema, para que esta ocorra no ambiente que foi atualizado, a menos que durante a inicialização esta mudança seja feita de forma manual. Assim, a cópia atualizada fica configurada para que o sistema inicialize por ela, ficando assim a única entrada validade para o boot do sistema.

5 – Concluída a instalação, veremos uma mensagem por meio de um pop-up indicando que o sistema precisa ser reiniciado. Você pode confirmar o “restart” do sistema ou pedir para fazer isso mais tarde.

reboot

Neste momento qualquer tarefa relacionada a instalação ou atualização serão bloqueadas até que o computador reinicie e as atualizações sejam aplicadas.

O layout ZFS implementado pelo PC-BSD garante que, quando novos ambientes de inicialização são criados, os diretórios /usr/local/, /usr/home/, /usr/ports, /usr/src e /var permaneçam inalterados. Dessa forma, se precisar reverter um ambiente de inicialização anterior, por exemplo, os dados do diretório /home não serão perdidos, assim como os aplicativos instalados. Porém o sistema retornará ao estado anterior, ou seja, antes da aplicação da atualização.

A execução da atualização cria um log no arquivo /var/log/pc-updatemanager.log e este arquivo é exibido na guia “Visualizar registro” do utilitário gráfico do gerenciador de atualizações.

Configurando o Gerenciador de atualizações

Como já foi explicado, para abrir o gerenciador de atualizações é possível utilizar a opção “Iniciar o Gerenciador de atualizações” no menu de contexto da barra de tarefas.

menu-contexto

Logo abrirá a janela do gerenciador. Esta janela possui 3 (três) abas:

Update Available: esta aba nos mostra as atualizações disponíveisGerenciador1

Visualizar Registro: esta aba nos mostra os logs referentes as atualizações e estes logs são armazenados no arquivo /var/log/pc-updatemanager.log.

Gerenciador2

Configurar Atualizações Automáticas: esta aba permite configurar as atualizações que serão realizadas de forma automática.

Gerenciador3

Existem basicamente 4 (quatro) possibilidades que podem ser selecionadas nesta aba:

Tudo: permite realizar automaticamente todas as atualizações que estiverem disponíveis, inclusive as relativas ao SO.

Gerenciador4

Segurança e Pacotes: serão realizadas automaticamente todas as atualizações relativas a segurança e pacotes instalados.

Pacotes: permite atualizar automaticamente todos os pacotes que possuam versões disponíveis.

Segurança: realiza automaticamente apenas as atualizações relativas a segurança.

Nenhum: não realiza nenhum tipo de atualização automaticamente.

Conclusão

O gerenciador de atualizações no PC-BSD é uma ferramenta não só instável como fácil de ser utilizada. Entre as principais vantagens deste sistema está a segurança e a garantia de que não haverá falhas durante este processo. Esta foi apenas uma abordagem básica sobre ele, veremos mais em outros artigos futuramente.

Espero que o conteúdo tenha sido útil.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.