PC-BSD

8 de julho de 2016

Gerenciador de serviços no PC-BSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Resumo: aprenda neste artigo como o PC-BSD administra serviços, utilizando o gerenciador de serviços no PC-BSD, aplicação em modo gráfico que permite o gerenciamento de serviços, ou seja, através dele é possível habilitar e desabilitar serviços, assim como parar, iniciar e reiniciar serviços.

Gerenciador de serviços no PC-BSD

Uma das tarefas mais importantes de um sistema operacional é o gerenciamento de serviços. serviços são aplicações, ou seja, programas que são desenvolvidos para realizar determinadas tarefas no sistema operacional e normalmente funcionam em backgroud, ou seja, segundo plano não necessitando para isso de interação direta do usuário.

Um exemplo prático de serviço é o servidor BIND, servidor DNS responsável por resolver nomes de computadores convertendo-os para IPs e convertendo endereços IPs em nomes. Este é um serviço essencial e sem sua existência a internet não funcionária, pelo menos não como funciona hoje.




Normalmente os sistemas baseados no Unix gerenciam os serviços por meio do terminal, porém o PC-BSD possui um gerenciador de serviços que permite a administração deles por meio de um ambiente gráfico. Este gerenciador pode ser acessado por meio do painel de controle do PC-BSD.

Para abrir o gerenciador de serviços acesso o painel de controle por meio do ícone na área de trabalho.

Gerenciador de serviços no PC-BSD

Com o painel de controle aberto navegue até o Gerenciador de Serviços e abra-o com um duplo clique. O sistema vai solicitar a senha do usuário e após a confirmação o acesso será liberado.

Gerenciador de serviços no PC-BSD

Depois de inserir a senha veremos a janela do gerenciador de serviços do PC-BSD.

Gerenciador de serviços no PC-BSD

Nesta janela podemos ver na parte principal os serviços listados e na parte inferior dela os botões de ação:

Iniciar: este botão inicia o serviço selecionado. Se o serviço estiver em execução este botão não estará habilitado (permanecerá cinza) se o serviço estiver parado o botão estará habilitado.

Sendo assim, para iniciar um serviço basta selecioná-lo na lista e clicar no botão iniciar.

startando

Parar: este botão para o serviço selecionado. Se o serviço estiver parado ele não estará habilitado, se o serviço estiver em execução este botão estará habilitado.

Isso significa que para parar um serviço basta selecionar ele na lista de serviços e clicar no botão parar.

parando

Reiniciar: este botão reinicia o serviço selecionado.

Ativar o serviço: este botão ativa o serviço selecionado. Se o serviço estiver ativado este botão permanece inativo, como pode ser visto na imagem.

Desativar o serviço: este botão desativa o serviço selecionado. Se o serviço estiver desativado este botão permanece inativo.

Os botões acima funcionam da mesma forma que os já explicando anteriormente, ou seja, basta selecionar o serviço na lista e utilizar o botão de acordo com a função desejada.

Conclusão

Diferente de outros sistemas, em que o administrador precisa fazer uso do terminal, por meio de comandos, para administrar serviços, aqui esta tarefa é muito simples através do gerenciador de serviços no PC-BSD. Através dele tarefas como iniciar, parar ou habilitar serviços é realizado de forma simples e intuitiva. Isso é possível porque o PC-BSD foi desenvolvido para ser para ser simples e fácil de se usar.



Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.