PC-BSD

21 de julho de 2016

Gerenciador de Usuários no PC-BSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Resumo: neste artigo vamos apresentar o gerenciador de usuários no PC-BSD, veremos como criar, editar e excluir usuários e grupos de usuários no sistema. Veremos como esta ferramenta torna fácil a administração de usuários.

Gerenciador de Usuários no PC-BSD

O gerenciamento de usuários é uma parte fundamental de um sistema operacional e sem o qual um administrador de sistemas não consegue gerenciá-lo, pois para se utilizar um sistema é necessário a existência de usuários que o farão por meio de credenciais na maioria das vezes por meio de user/password. A maioria dos sistemas GNU/Linux e BSDs realizam estas operações por meio do console de texto, porém veremos neste artigo como fazê-lo utilizando o gerenciador de usuários no PC-BSD.




O gerenciador de usuários no PC-BSD é um utilitário que permite administrar os usuários e grupos do sistema. Através dele é possível adicionar, editar e excluir usuários e grupos do sistema. Este recurso está disponível por meio do painel de controle do PC-BSD, que pode ser aberto através do ícone na área de trabalho.

Sendo assim, vamos utilizar este ícone e abrir o painel de controle.

Gerenciador de Usuários no PC-BSD

Para acessar estes recursos é necessário permissões, por este motivo o sistema vai solicitar a senha do usuário. Digite a senha para continuar.

senha

Depois de confirmar a senha veremos a tela do gerenciador de usuários do PC-BSD. Veja na imagem abaixo.

Gerenciador de Usuários no PC-BSD

Perceba que na parte superior da tela temos alguns botões: adicionar, que nos permite adicionar novos usuários; remover, capaz de remover usuários do sistema; mudar senha do administrador, que nos permite alterar a senha do administrador do sistema e visualização avançada, que nos permite uma visualização e edição de usuários avançadas.

Adicionando usuários

Vamos realizar algumas configurações sobre usuários, a primeira delas é a adição de usuários no sistema. Para realizar esta inserção clique no botão Adicionar.

Gerenciador de Usuários no PC-BSD

Abrirá a tela adicionar usuários, com os campos:

Nome completo: este nome será uma espécie de descrição, pode ser utilizada para inserir observações que permitam a identificação do usuário.

Usuário: este é o nome de usuário propriamente dito, será a informação utilizada para realizar login no sistema.

Senha: permite a criação de uma senha que vai proteger o login do usuário. Embora permita senhas simples, este não é o recomendado do ponto de vista da segurança.

Para concluir o cadastro preencha as informações necessária, confirme a senha e clique no botão Salvar.

Alterando a senha do usuário

Outro procedimento que o gerenciador de usuários do PC-BSD permite é a alteração da senha do usuário. Através dele, este procedimento se torna algo muito simples, é o que veremos aqui.

Para realizar esta alteração selecione o usuário no gerenciador de usuários do PC-BSD e clique no botão Mudar a senha.

Gerenciador de Usuários no PC-BSD

Basta digitar a nova senha, confirmá-la e clicar no botão “Ok” para que a alteração entre em vigor.

Excluir usuário

Excluir usuários através do gerenciador de usuários do PC-BSD também é algo muito simples de ser feito. Para realizar este procedimento basta selecionar o usuário e clicar no botão Remover. Surgirá uma mensagem perguntando se deseja remover o diretório home do usuário.

excluir_usuario

Confirme a operação e o usuário será removido do sistema.

Visualização Avançada

Em alguns casos pode ser necessário utilizar mais alguns recursos relativos a configuração de usuários, para isso o gerenciador de usuários do PC-BSD possui a visualização avançada, disponível através do botão visualização avançada.

visualisacao_avancada

Nesta tela podemos visualizar do lado esquerdo a aba usuários, que lista os usuários do sistema e a aba grupos, que lista os grupos do sistema.

Se utilizarmos a aba usuários e clicarmos no botão Adicionar, surgirá uma janela de inserção de usuários um pouco diferente da tela que vimos anteriormente. Esta é a inserção avançada que nos permite inclusive selecionar o Shell do usuário.

add_user2

Esta tela possui os seguintes campos:

Nome completo: como já mencionado, é o nome completo do usuário propriamente dito.

Usuário: nome que será utilizado para realizar login no sistema.

Diretório pessoal: define o diretório pessoal do usuário, na maioria das vezes é algo como /home/usuario.

Shell: define o Shell do usuário.

Uid: define o identificador único do usuário no sistema. Deixe como automático, assim o sistema definirá automaticamente.

Grupo primário: define o grupo do usuário. Utilizado para inserir o usuário em um grupo já existente.

Durante a criação do usuário é possível definir o grupo que fará parte. Para isso utilize o campo Grupo primário.

escolher_grupo

Preencha os campos, informa a senha e clique no botão Salvar.

Criando Grupos

O sistema organiza os usuários por meio de grupos, desta forma é possível administrar permissões e recursos sem que isso seja feito de forma individual sempre. Basta liberar ou restringir recursos e inserir usuários nele para que possuam estas permissões, como por exemplo, compartilhamentos de rede. O gerenciador de usuários no PC-BSD permite esta administração de forma rápida e simples.

Para inserir grupos acesse a opção avançada do gerenciador de usuários do PC-BSD, selecione a aba grupo e clique no botão Adicionar. Surgirá a tela de input solicitando o nome do grupo.

add_grupo

Informe o nome do grupo e confirme com o botão ok.

Outra opção para alterar o grupo dos usuários é selecioná-lo na aba usuários e no campo Grupo primário (lado direito da tela) escolher o grupo desejado.

visualisacao_avancada

É possível visualizar a alteração clicando no grupo. Perceba que do lado direito existe uma janela que lista todos os membros do grupo. Neste exemplo, vemos que o grupo teste possui um usuário, o usuário teste.

membro_grupo

Considerações Finais

Como já mencionado a grande vantagem do PC-BSD é a facilidade de uso, através das ferramentas gráficas de gerenciamento. Enquanto na maioria dos sistemas baseados no Unix estas configurações são feitas por meio do console de texto, neste maravilhoso sistema podemos fazer de forma fácil e intuitiva. O gerenciador de usuários no PC-BSD é um exemplo cabal desta filosofia do sistema.

 






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.