Artigos

3 de junho de 2016

Gerenciamento de Aplicativos no PC-BSD (AppCafe)

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Gerenciamento de Aplicativos no PC-BSD (AppCafe)

Uma das características mais interessantes do PC-BSD é a forma como ele trata a administração de softwares e suas atualizações. Isso acontece porque o sistema utiliza, para esta tarefa, duas ferramentas simples e eficazes: o AppCafe e o Update Manager. Através destas ferramentas é possível tanto a instalação de programas quanto a manutenção deles. Veremos neste artigos o gerenciamento de aplicativos no PC-BSD.

O que torna estas ferramentas tão interessante é o fato de serem administrados em ambiente gráfico, simples, intuitivos e rápidos. Através deles é possível realizar tarefas relacionadas a softwares do sistema com apenas poucos cliques.




Por outro lado, o PC-BSD permite também a execução destas tarefas por meio do utilitário pkg, instalação por meio de pacotes binários, muito semelhante ao FreeBSD. Dessa forma é possível realizar a administração de aplicativos no PC-BSD por meio de linha de comandos. Isso, sem dúvidas, agrada e muito os usuários que preferem ambiente de texto para administração do sistema.

AppCafe

O AppCafe é um gerenciador de softwares em modo gráfico, simples e altamente intuitivo. Através dele é possível instalar pacotes FreeBSD, ou seja, aplicações pré-construídas e testadas para o FreeBSD. Nestes pacotes estão incluídos metadados como imagens e listas de aplicativos semelhantes.

Para instalar aplicativos no PC-BSD através do AppCafe não é necessário privilégios de superusuário, por este motivo não é solicitado a senha do root. Porém, é necessário que o usuário que o executa seja membro do “wheel group”, isto é, grupo que possui privilégios para executar tarefas administrativas. Dessa forma é possível controlar quais os usuários que podem gerenciar aplicativos no PC-BSD.

Outro recurso interessante do AppCafe é a possibilidade de administrá-lo de forma remota, ou seja, através de outro host da rede. Assim, é possível administrar o AppCafe de qualquer dispositivo que possua um navegador web. Este recurso está disponível através do servidor TrueOS (servidor de textos) ou na versão desktop do sistema (ambiente gráfico). Para mais detalhes sobre este recurso leia nosso artigo administrando AppCafe remotamente.

Visão geral do AppCafe

Para iniciar o AppCafe clique duas vezes no ícone “AppCafe” na área de trabalho.

icone-appcafe

 Outra forma de acesso através do Painel de Controle e utilize o ícone para abr´-lo ou por meio de linha de comandos, basta para isso digitar o comando “appcafe”.

painel-controle-appcafe

Ao clicar duas vezes no ícone do AppCafe será solicitada a senha do usuário logado no sistema, e não a do usuário root como explicado anteriormente. Neste momento o sistema realizar uma checagem para confirmar se o usuário possui privilégios para este tipo de tarefa.

senha

Digite a senha e confirme no botão “OK”.

Veremos a tela inicial do AppCafe.

Aplicativos no PC-BSD


Tela Principal do AppCafe

Esta tela está disposta da seguinte forma:

1 – Título: Esta é a parte superior da tela.

topo-appcafe

Nesta tela encontramos o título “AppCafe”, indicando qual a aplicação está sendo executada. A direita temos os, clássicos, botões minimizar, maximizar e fechar.

2 – Barra de status: nos mostra em que tela do AppCafe estamos.

status-appcafe

Através dela podemos retornar a tela anterior, avançar para a próxima tela ou atualizar a atual.

A direita desta barra existe um menu recolhido, ao clicar nele vemos as opções:

menu-configure

Neste menu existem as seguintes opções:

Configure: Opção que permite configurar o repositório de pacotes e acesso remoto ao AppCafe.

Save Pkg List: Esta opção gera uma lista de pacotes instalados. Ao clicar nesta opção, surgirá um pop-up que indica o caminho onde foi salvo a lista.

Search For Text: Abre uma barra de pesquisa que permite uma busca aplicativos pelo nome digitado.

Close AppCafe: Opção utilizada para fechar o AppCafe.

3 – Menu Principal: apresenta as principais opções do AppCafe.

menu-appcafe

Este menu apresenta seguintes opções:

  • HOME: ir a tela inicial do AppCafe;
  • Installed Apps: lista todos os aplicativos instalados no PC-BSD.
  • App Search: abre a tela que permite a pesquisa de aplicativos.
  • Update: a quarta opção exibe o status de atualização de programas. Através dele é possível saber se existem softwares que possuem versões disponíveis para atualização. Se não existirem programas que possuem versões disponíveis para atualização, vermos um simbolo indicando que está tudo “ok”. Por outro lado, se houver opções disponíveis para update, então veremos um triângulo amarelo com uma exclamação, como pode ser visto na imagem abaixo.

menu-update

4 – Lista de aplicativos: aqui são apresentados os aplicativos em destaque ou sugeridos para instalação.

Aplicativos no PC-BSD

Nesta tela é possível escolher aplicativos que gostaria de instalar no sistema. A direita da tela vemos as categorias de aplicativos e do lado esquerdo os aplicativos referentes a estas categorias.

Pesquisando Aplicativo

Em alguns momentos pode ser necessário procurar um determinado aplicativo. Vamos realizar uma simulação que servirá de exemplo. Utilizaremos para ele o software eclipse.

Para isso clique no botão “App Search”. Veremos a tela abaixo.

pesquisa

Digite o nome do software, ou parte dele, no campo Search. O sistema vai realizar uma pesquisa pelos softwares que possuem nomes referentes ao texto digitado.

pesquisa1

Veja que neste caso temos duas possíveis possibilidades. Para selecionar o software na lista basta realizar um duplo clique.

eclipse

Aqui vemos detalhes a cerca do software selecionado. Entre as informações sobre o software podemos ver o nome, versão e ícone do aplicativo, tamanho do download, link para informações sobre o aplicativo em freshports.org, classificação do aplicativos (em até 5 cinco estrelas).

Algumas abas apresentam informações adicionais sobre ele:

Screenshots: exibe imagens a respeito do software. Clique na imagem e ela será aumentada.

Plugins: exibe uma lista de plugins associados. O eclipse, por exemplo, pode utilizar vários plugins.

Options: mostra as opções de make utilizadas quando o pacote foi construído.

Dependencies: lista os pacotes que são dependencias do aplicativo.

Instalando Aplicativo

Para instalar o aplicativo desejado precisamos clicar na opção de instalação na parte superior da janela no lado direito. Esta opção está marcada com o número 1 (um) na imagem abaixo.

confirma-instalação

Ao clicar na opção de instalação veremos uma mensagem solicitando confirmação para instalar o software. Esta opção está marcada com o número 2 (dois) na imagem acima.

Veremos uma barra de progresso que informará o status da instalação e quando ela estiver concluída. Esta opção pode ser vista na imagem abaixo.

barra-progresso

No fim deste processo veremos uma mensagem indicando a instalação bem sucedida.,

Desinstalando Aplicativos

Para desinstalar um aplicativo basta selecionar ele na lista de itens instalados e clicar no botão desinstalar aplicativo. Veremos agora o passo a passa para este processo.

Clique na opção Installed Apps. Esta opção mostrará todos os aplicativos instalados, selecione nesta lista o que deseja desinstalar. Vamos utilizar o Firefox, como exemplo:

instalados

Clique duas vezes no aplicativo desejado. Veremos uma janela mostrando as opções do aplicativo e na parte superior direita da tela veremos um grande X vermelho, indicada na imagem pelo número 1.

botao-desinstalar

Este botão indica que o software está instalado e permite que seja desinstalado por ele. Ao clicar nele surgirá uma mensagem solicitando confirmação para desinstalar o software, indicada na imagem pelo número 2.

Confirme e o sistema começará o processo de desinstalação.

Quando o processo for concluído veremos que o grande X vermelho será substituído pelo ícone de instalação, indicando que o software não está mais instalado no sistema.

Conclusão

As opções relacionadas a instalação de aplicativos possui muito mais opções que veremos nos próximos artigos. Nosso intuito neste artigo era apresentar o gerenciado de programas e apresentar as funções básicas como instalação e desinstalação de programas. Assim, concluímos as informações básicas sobre a administração de aplicativos no PC-BSD.

Espero que o conteúdo tenha sido útil.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.





  1. Foto de perfil de João

    Oi Leonardo,
    Me responda: É possível a instalação do appcafe no freebsd? ou ele só funciona no PC-BSD?
    Aguardo resposta.
    Obrigado,
    João.



You must be logged in to post a comment.