FreeBSD

30 de janeiro de 2016

Habilitando o Telnet no FreeBSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:,

Habilitando o Telnet no FreeBSD

Introdução

Telnet é um protocolo de rede que permite acesso remoto via terminal, ou seja, é possível com ele acessar outro computador. Embora útil, seu uso não é recomendado, pois o serviço é altamente inseguro. A configuração do Telnet não é mais tão usado hoje em dia, isso se dá pelo fato do Telnet realizar sua sessão por meio de texto em formato ASCII, ou seja, texto não criptografado, isso permite que tanto usuário quanto senha seja capturado através um espião na rede. Veremos neste artigo como habilitar o Telnet no FreeBSD.




No FreeBSD o Telnet não “roda” como um “daemon” autônomo, depende diretamente do inetd. Por este motivo precisamos habilitar o serviço no arquivo principal do inetd. O arquivo de configuração do inetd é o /etc/inetd.conf. Para configurar este arquivo utilizaremos o editor de textos ee, para isso digite o comando:

# ee /etc/inetd.conf


Retire o comentário da linha referente ao Telnet:

telnet
Obs. para desabilitar o Telnet basta fazer o inverso, ou seja, acessar o arquivo do inetd e comentar novamente a linha referente ao serviço.

Agora vamos configurar o inetd para iniciar com o sistema, dessa forma ele vai iniciar todos os serviços que estiverem “descomentados” em seu arquivo. Para isso vamos acessar o arquivo /etc/rc.conf:

# ee /etc/rc.conf

Vamos inserir a linha inetd_enable=”YES” ao arquivo.

inetd_enable=”YES”

Pronto, o serviço está configurado, agora vamos iniciar o serviço. Digite no terminal:

# service inetd start

Veremos agora como utilizar o Telnet.

Utilizando o Telnet

Para realizar o teste utilizaremos uma máquina windows, porém o mesmo pode ser feito com uma máquina utilizando qualquer distro GNU/Linux. Abra o prompt de comandos do Windows e digite telnet ip_do_servidor segundo a imagem abaixo:

# telnet 192.168.25.200

acesso-telnet
Será solicitado login e senha, informe os dados de usuário existente no FreeBSD:

Telnet no FreeBSD
Clique na imagem para ampliar.

Confirmada a senha verá uma tela semelhante a esta:

Telnet no FreeBSD
Se informar os dados corretamente verá uma tela de boas vindas semelhante a imagem acima.

Considerações finais

Dessa forma conseguimos habilitar o Telnet no FreeBSD e utilizá-lo. Porém, nunca é demais lembrar que este serviço é essencialmente inseguro como mostramos em nosso tutorial Capturando usuário e senha do Telnet e por este motivo não recomendamos que o utilize em sua rede. Se realmente precisa ter acesso remoto a servidores, recomendamos o SSH.

Caso tenha surgido alguma dúvida, pergunte nos comentários.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.