Artigos

4 de maio de 2016

Instalando o PC-BSD [Modo Gráfico]

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Instalando o PC-BSD

Veremos no artigo Instalando o PC-BSD, que esta instalação possui uma grande diferença em relação a do FreeBSD, principalmente por possuir uma interface gráfica, altamente intuitiva,  que facilita e muito esta instalação. Como explicado no artigo “PC-BSD uma introdução ao sistema”, existem vários tipos de arquivos disponíveis para o download no site do projeto, para mais detalhes sobre qual é o melhor indicado para sua instalação, leia o artigo citado.




Neste exemplo utilizaremos o arquivo contendo a instalação completa, o “PC-BSD Desktop 10.3 – 3.8GB”. Dessa forma todos os recursos básicos poderão ser instalados e configurados por default. Se desejar poderá utilizar outra imagem disponível no site do projeto PC-BSD.

Como qualquer instalação de um sistema operacional, é necessário realizar o boot do sistema pela imagem de instalação, ou seja, inicializar o computador pelo instalador do sistema, neste caso um drive de DVD.

Começou! já estamos instalando o PC-BSD. Logo no início veremos a tela de boas vindas. Uma contagem regressiva será apresentada, indicando que a instalação será iniciada.

Instalando o PC-BSD

Pressione ENTER e logo veremos a tela inicial da instalação, onde poderemos selecionar o idioma da instalação. Selecione o idioma desejado.

2

Logo embaixo desta opção é possível visualizar o botão “Load config from USB”. Esta opção permite carregar uma configuração salva durante uma instalação anterior. Se tiver uma configuração salva em algum dispositivo USB clique neste botão, caso contrário clique em “Next” para prosseguir.

Logo em baixo destas opções existem alguns botões.

footer

Da esquerda para a direita seus significados são:

1 -Configurações e informações sobre hardware.

2 – Configurações básicas de rede.
3 – Acesso a informações sobre ajuda durante a instalação.
4 – Opção para utilizar o teclado neste tela.
5 – Opção de modificar o layout do teclado para outro idioma.
6 – Acesso ao ambiente de texto por meio do SHELL.
7 – Acesso ao gerenciamento de discos.

OBS. para uma descrição de cada item basta passar o mouse sobre eles.

Por padrão a instalação será realizada em inglês, caso deseje outro idioma selecione-o na lista.

3

O próximo passo é definir o tipo de instalação que será utilizada. Entre as disponíveis estão:

Desktop (PC-BSD): é o instalador padrão do PC-BSD. Ele permite a instalação por meio de um ambiente gráfico altamente intuitivo e agradável. Esta opção é ideal para iniciantes no sistema.

Server (TrueOS): é o instalador em modo texto, muito parecido com a instalação do FreeBSD. Este tipo de instalador geralmente é utilizado para instalação de servidores.

Restaurar através do backup do Life-Preserver: opção de restauração de backup. O PC-BSD permite a realização de backup do sistema, para que em caso de problemas no sistema, este seja recuperado através desta opção.

4

Neste exemplo, utilizaremos a instalação por meio do instalador gráfico. Em outro artigo será abordado a instalação por meio do instalador “TrueOS”, instalador em modo texto. O próximo passo será definir o particionamento do disco.

5

Para personalizar o particionamento do disco é preciso clicar no botão “Personalizar”. Assim será possível determinar as partições, tamanhos e pontos de montagem. Neste exemplo, utilizaremos a opção default, ou seja, deixaremos que o instalador defina o particionamento a partir do disco inteiro.

6

Clique em “Próximo” e iremos para a próxima parte. Neste exemplo, configurei propositalmente a máquina com espaço disponível em disco menor o recomendado, por este motivo o instalador nos mostra a mensagem informando isso.

7

Porém esta mensagem não impede a instalação de prosseguir. Clique em próximo e o sistema continuará normalmente.

8

Logo depois de confirmar a instalação veremos a confirmação de conclusão. Porém, embora a instalação esteja concluída será necessário um processo de pós instalação.

9

Ao clicar em “Finalizar” o computador reiniciará. No primeiro boot, após a instalação, o sistema vai apresentar uma pré configuração, começando pela resolução de tela.

10

Pronto! Neste momento o sistema já está instalado no disco, porém é necessário ainda uma etapa de pós configuração. Para isso começaremos definindo o idioma do sistema. Anteriormente foi definido o idioma da instalação.

11

Logo depois de definir o idioma clique no botão “Próximo”. O próximo passo será definir o fuso horário do sistema.

12

Além do fuso horário do sistema, informe também o nome do computador e se ele fizer parte de um domínio informe-o.

13

Agora vamos definir a senha do usuário root do sistema. Lembre-se que o ideal é que a senha seja forte, ou seja, difícil de ser adivinhada e de preferência não encontrada em um dicionário.

14

Agora vamos criar um usuário comum para utilizar o sistema. Informe o nome do usuário e senha. Clique em “Próximo”. Surgirá a opção de configuração de áudio, onde é possível realizar um teste. Clique em “Teste” e finalizado o teste avance para a próxima etapa.

15

Finalizada esta etapa o instalador permite a escolha de serviços opcionais como suporte aos protocolos IPV6 e SSH.

16

Logo veremos a tela de confirmação, indicando que o sistema está totalmente instalado. Poucas são as configurações necessárias. Clique em “Finalizar”.

17

A tela de login será apresentada e após a confirmação de usuário e senha veremos a tela inicial do sistema.

18

A primeira vez que o sistema é iniciado podemos ver um assistente mostrando algumas informações relevantes sobre as configurações iniciais.

19-1

Clique em “Next” para prosseguir. O sistema vai tentar reconhecer os hardwares de rede e tentar atribuir configurações segundo o que foi definido durante a instalação.

20

Agora uma breve apresentação do AppCafe, gerenciador de aplicativos, onde é possível instalar aplicativos por meio de ambiente gráfico e de forma simples e rápida.

21

Logo veremos a apresentação do painel de controle de PC-BSD, onde é possível realizar configurações do sistema. Entre as opções estão configurações do firewall, administração de usuários, impressoras, etc.

22

Apresentação do gerenciar de backup do sistema, através dele é possível criar backups que podem ser utilizados para restauração do sistema.

23

Apresentação do gerenciador de atualizações. Através dele é possível verificar e utilizar as atualizações disponíveis.

23

Apresentação do gerenciador de atualizações. Através dele é possível verificar e utilizar as atualizações disponíveis.

24

Veremos logo um convite para se juntar a comunidade do PC-BSD e participar dela como um desenvolvedor.

Instalando o PC-BSD

Agora sim o sistema está totalmente instalado e devidamente configurado para o uso.

Conclusão

Como se pode ver, instalando o PC-BSD por meio do instalador em ambiente gráfico, não se encontra qualquer dificuldade. afinal é algo muito simples, rápido e totalmente intuitivo. Claro que existem opções de customização durante esta instalação, porém este é um assunto para outro artigo. Por hora nossa intenção com este artigo era mostrar a instalação levando em conta um ambiente desktop. Leia também nosso artigo “Instalando o PC-BSD em modo texto”, ou seja, ambiente servidor.

Em caso de dúvidas utilize os comentários.






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.





  1. Foto de perfil de João

    Oi Leonardo,
    Tudo bem? Gosto muito do Mundo FreeBSD, seu trabalho é muito interessante. Os artigos publicados são muito bons. Gostaria de sugerir, se possível, você colocasse um link, ou mesmo: as ISO’s do FreeBSD e PC-BSD para que a gente baixasse. Facilitaria muito e também divulgaria mais o sistema operacional, para que mais pessoas tenham a curiosidade de instalar para conhecê-lo e saber que trata-se de um sistema robusto, completo e altamente seguro. OK? Muito Obrigado.
    Att.,

    João.


  2. Foto de perfil de Roberto

    Gostaria de pedir , se poderia ensinar como instalar openbsd com interface gráfica,, na verdade , como instalar,
    não consigo passar de uma parte que o instalador pergunta, se é i386 ,, obrigado, ,


  3. Foto de perfil de Roberto

    Muito obrigado por transmitir seus conhecimentos, só consegui instalar interface gráfica no freebsd depois que eu vi o tutorial no site, , fiquei muito contente, obrigado, ,



You must be logged in to post a comment.