PC-BSD

6 de julho de 2016

Layout de Teclado no PC-BSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Resumo: apresentamos neste artigo como realizar as configurações relativas ao layout de teclado no PC-BSD. Veremos como é simples e intuitivo o processo para esta configuração.

Layout de Teclado no PC-BSD

Uma das primeiras configurações necessárias em sistema recém instalado é a configuração de layout de teclado. Sem uma configuração correta, o usuário do computador pode perder um tempo precioso tentando “adivinhar” onde estão teclas fundamentais como, por exemplo, acentos gráficos. Para esta finalidade existe um utilitário gráfico no PC-BSD que pode ser acessado por meio do painel de controle.




Para realizar as configurações vamos acessar o painel de controle. Isso pode ser feito através do ícone na área de trabalho. A janela do painel de controle é semelhante a imagem abaixo.

painel_controle

Com o painel de controle aberto navegue até a opção PC-BSD keyboard settings e clique duas vezes sobre ela. Abrirá a tela de opções de configurações de teclado.

Layout de Teclado no PC-BSD

Esta tela possui duas abas a Base e a Options. Na primeira aba temos as configurações básicas como escolha de layout e idiomas. Por outro lado, na segunda aba temos opções relativas a teclas e atalhos, como por exemplo, a combinação Ctrl+Shift.

Podemos perceber que entre os idiomas disponíveis existe apenas o padrão English (US). Para adicionar um novo é preciso clicar no botão com simbolo de adição.

Layout de Teclado no PC-BSD

Agora vemos a janela de seleção de layout de teclado, nela é possível adicionar idiomas específicos, assim como um layout padrão.

Na opção Keyboard layout digite o texto de pesquisa para encontrar o layout desejado. No meu caso digitei br e o sistema retornou o layout Portuguese (Brazil). Na parte inferior da janela existe a opção de Layout variant onde é possível definir uma variante para o idioma escolhido, como por exemplo, com ou sem acentos.

Confirme a adição do idioma selecionado clicando no botão ok.

adcionando_layou

Agora já podemos ver o idioma selecionado na lista de idiomas da aba Base. Se desejar pode-se fazer um teste utilizando a caixa Test here.

Um aspecto interessante é que as configurações podem ser salvas de duas formas: definitiva ou apenas para a sessão atual. Se a opção Apply to Session for utilizada as configurações retornarão ao estado anterior assim que a sessão for finalizada. Para que esta configuração seja permanente utilize o botão Save to User Profile.

Dessa forma conseguimos definir layout de teclado no PC-BSD.




Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.