FreeBSD

15 de julho de 2016

Mais de um IP para Interfaces de Rede

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Resumo: veremos neste artigo como atribuir vários IPs diferentes para uma interfaces de rede. Com este recurso é possível que uma só interface possua centenas de milhares de IPs diferentes.

Mais de um IP para Interfaces de Rede

Em alguns momentos pode ser necessário atribuir mais de um IP a mesma interface de rede, criado assim, interfaces de rede com IPs virtuais. Isso significa que embora o host tenha apenas uma interface de rede, ela responderá por mais de um endereço IP. Dessa forma, é possível economizar em recursos físicos, e, consequentemente, financeiros já que não é necessário inserir uma interface de rede cada vez que precisar referenciar novo IP na rede.

Este tipo de recurso é ideal, mas não se limita a, sites SSL , afinal é possível, por meio dele, fazer um um servidor responder por centenas de milhares de domínios, associando cada um a um IP diferente, porém utilizando, na verdade, apenas uma interface de rede para isso. Temos assim, uma grande estrutura, porém baseado em configurações lógicas e não recursos físicos.




Existem duas formas de se realizar esta configuração, de forma estática, ou seja, permanente ou por meio do terminal e limitada a sessão atual. No último caso a configuração retornará ao estado anterior após a finalização da sessão corrente. Por este motivo se a intenção é utilizar esta configuração mesmo após o desligamento ou reboot do sistema, o ideal é utilizar o método permanente de configuração.

Para atribuir mais de um IP a uma interface utilizamos o utilitário ifconfig e a palavra chave alias. Por padrão, para utilizar este recurso a máscara de sub-rede será sempre /32, independente do tamanho do bloco de endereços que a que o endereço principal está associado. Isso significa que mesmo que o endereço principal utilize uma mascara /24, o endereço adicional terá a máscara /32.

Vamos começar verificando as configurações de rede utilizando o comando ifconfig.

mais de um IP

Podemos ver que a interface principal chama-se em0 e seu IP é o 192.168.25.192. Logo mais abaixo vemos as configurações relativas a interface de loopback, interface que referencia o próprio host, porém não iremos utilizá-la neste exemplo.

IPs adicionais por meio do console terminal

Veremos agora como adicionar IP por meio do terminal. Para atribuir IPs adicionais a uma interface, utilizamos o comando ifconfig nome_da_interface alias IP/mascara.

# ifconfig em0 alias 192.168.25.220/32

comando_alias

Atenção: como expliquei antes, independente de qual seja a mascara do IP principal, os IP adicionais sempre utilizarão um IP com máscara /32.

Para checar se a configuração foi aplicada com sucesso utilize o comando ifconfig. Na imagem abaixo mostramos o resultdo do comando depois de atribuído.

# ifconfig

mais de um IP

Perceba no destaque que agora a interface em0 possui dois IPs associados. Podemos inclusive realizar um teste de conexão por meio do comando ping. Veja a imagem abaixo.

# ping –c 192.168.25.220

ping

Pronto, nossa configuração está funcionando. Porém, como explicado, esta configuração não é permanente e será perdida quando computador for desligado ou reiniciado. Por isso veremos agora como realizar esta configuração de forma definitiva.

Adicionando IP de forma definitiva

Veremos agora como realizar esta configuração de forma definitiva. Como sempre, quando desejamos atribuir uma configuração de forma permanente no FreeBSD recorremos ao arquivo /etc/rc.conf. Sendo assim, vamos editar este arquivo inserindo a seguinte linha “ifconfig nome_da_interface_alias[numero]=”IP/mascara””.

ifconfig_em0_alias0=”192.168.25.210/32”.

rcconfig_IPs

Neste exemplo adicionei cinco IPs para interface em0. Na prática a única diferença de uma entrada default de atribuição de IP é a opção alias. Perceba que cada atribuição possui um número de alias: alias0, alias1, alias2, etc.

Atenção: o numero relativo ao alias deve ser único e sequencial. Em hipótese alguma deve-se pular um número, pois toda a sequencia será ignorada no boot do sistema.

Veja abaixo na imagem as configurações aplicadas utilizando o comando ifconfig.

ifconfig_fim

Considerações Finais

Atribuir mais de um IP para uma interface de rede é uma configuração simples, porém extremamente na prática. importante lembrar que todas as conexões do FreeBSD ocorrem por meio do endereço IP real do sistema. Isso significa que pode-se utilizar centenas de milhares de endereços associados a uma interface, porém ao utilizar um acesso SSH, por exemplo, este se dará por meio da interface principal.

Espero que o conteúdo tenha sido útil, em caso de dúvidas utilize os comentários.

 






Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.