FreeBSD

14 de julho de 2016

Mudando o nome da interface no FreeBSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

Resumo: neste artigo vamos realizar uma configuração básica de rede mudando o nome da interface de rede. Veremos como fazer isso de duas formas: através do terminal, apenas para a sessão atual e de forma definitiva, alterando o arquivo /etc/rc.conf.

Mudando o nome da interface no FreeBSD

O FreeBSD possui algumas diferenças básicas quando comparado aos sistemas GNU/Linux. Entre as principais diferenças estão o Shell utilizado, o Kernel do sistema e a nomenclatura das interfaces de rede do sistema. Estas diferenças são motivo de algumas confusões para usuários não muito adaptados a elas.

Trataremos neste artigo sobre a possibilidade que o sistema permite de alterar a nomenclatura destas interfaces, utilizando assim, outro nome para elas. Através deste recurso poderemos alterar o nome de uma interface, por exemplo, fazendo com que a interface chamada fxp1 seja conhecida pelo sistema como eth0 (nomenclatura utilizada pela maioria das distribuições GNU/Linux).




Existem duas formas de realizar esta alteração, de forma permanente alterando o arquivo /etc/rc.conf ou por meio de comandos do terminal, porém esta última forma não é permanente, isso significa que finalizada a sessão as configurações retornarão ao estado anterior.

Mudando o nome da interface por meio do terminal

Vamos iniciar este procedimento analisando o nome da interface, isso pode ser feito por meio do comando ifconfig.

# ifconfig

Mudando o nome da interface

Perceba que temos duas interfaces neste host.  A primeira chama-se em0 , interface de rede real do computador e a segunda é a lo0, interface de loopback, utilizada para referenciar o localhost, ou seja, o próprio computador.

Vamos realizar a alteração na interface física, a em0. Para isso utilizamos o comando ifconfig com as seguintes opções: ifconfig nome_da_interface name novo_nome.

# ifconfig em0 name eth0

if_name

Veja que não houve qualquer mensagem de erro, significa que o comando foi bem sucedido.  Vamos utilizar novamente o comando ifconfig sem parâmetros para visualizar as interfaces disponíveis.

# ifconfig

Mudando o nome da interface

Perceba que agora o FreeBSD listou novamente as duas interfaces de rede, porém desta vez a interface principal é listada com o nome de eth0. Como foi explicado anteriormente, esta configuração será válida apenas durante a sessão atual, significa que se o computador for reiniciado esta configuração será perdida.

Mudando o nome da interface de forma permanente

Na prática este tipo de configuração é definida de forma permanente, ou seja, mesmo que o computador seja reiniciado o nome da interface permanece o especificado pelo administrador. Para isso precisamos alterar o arquivo /etc/rc.conf e definir o nome da interface. Vamos utilizar o editor de textos “ee”.

Para abrir o arquivo digite o comando “ee /etc/rc.conf.

# ee /etc/rc.conf

O sistema abrirá o arquivo para edição, insira a seguinte linha “ifconfig_nome_antigo_name=”novo_nome”.

Mudando o nome da interface

Salve a alteração e feche o arquivo. A partir de agora mesmo que o computador seja reiniciado a configuração permanecerá.

Neste exemplo, defini também a interface para que receba IP por meio do serviço DHCP.

Considerações Finais

Vimos neste artigo uma dica simples, porém muito útil em alguns casos: como mudar o nome da interface no FreeBSD. Claro que nem sempre será necessário alterar este nome para eth0, mas pode ser preciso utilizar outra nomeclatura. A dica é simples por isso fui direto ao ponto, em caso de dúvidas utilize os comentário.






Sobre o Autor

Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.