Tutoriais

20 de janeiro de 2016

NetBSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

NetBSD

NetBSD é um sistema operacional Open Source, rápido, seguro, e altamente portátil. Está disponível para uma ampla plataforma de servidores em larga escala e também para uso em ambientes de produção e pesquisa. Possui seu código fonte livre e disponível sob uma licença BSD. Isso significa que todo o kernel do NetBSD e a maior parte do código-fonte é liberado sob os termos da licença BSD.

netbas

NetBSD

Isto permite essencialmente que todos possam usar, modificar, redistribuir ou vendê-lo como quiserem, desde que não retire o aviso de copyright e texto de licença. Assim, o desenvolvimento de produtos baseados em NetBSD é possível sem ter que fazer modificações no código fonte.

O inicio do projeto data do início da década de 80 na Universidade de Berkeley, e começou como um resultado da frustração dentro da comunidade de desenvolvedores do 386BSD, ou seja, com o ritmo e a direção do desenvolvimento do sistema operacional. Os quatro fundadores do projeto NetBSD, Chris Demetriou, Theo de Raadt, Adam Glass e Charles Hannum, sentiram que um modelo de desenvolvimento mais aberto beneficiaria o projeto, isso significa um modelo mais centralizado, limpo e correto. Desde o início o objetivo do projeto era produzir um sistema multi-plataforma, com qualidade de produção e baseado em BSD. Logo teve seu código aberto ao público e permanece assim desde então, promovendo o design limpo e funcionalidades ao longo do tempo.

O nome “NetBSD” foi sugerido por Raadt, com base na importância e crescimento das redes como a Internet naquela época, e devido a natureza colaborativa do seu desenvolvimento.

A distribuição está disponível para arquiteturas de servidores 64-bits ou em sistemas desktops. É considerado um sistema elegante, simples e robusto e concentra-se em oferecer um sistema seguro, estável e maduro para uso multiplataforma, também orientado à pesquisa.

 





Sobre o Autor

Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.