FreeBSD

15 de abril de 2016

XFCE no FreeBSD

Mais artigos de »
Escrito por: Leonardo Souza
Tags:

XFCE no FreeBSD

Aprenderemos neste tutorial a instalação e configuração do XFCE no FreeBSD. O Xfce é um ambiente gráfico disponíveis para os sistemas do tipo Unix. Semelhante ao GNOME, o Xfce utiliza a biblioteca GTK+2 para realizar a interação com o usuário, isso torna os dois bem parecidos. Várias distribuições GNU/Linux possuem este ambiente gráfico como padrão, outras o oferecem como opção, ou seja, é possível utilizar este ambiente em vários tipos de sistemas distintos. Entre estes sistemas podemos citar o Arch Linux, Debian, Fedora e claro o FreeBSD.

Precisaremos instalar dois softwares no sistema: o Xorg e o Xfce. Instalaremos eles por meio de pacotes binários, para mais detalhes sobre instalação de programas no FreeBSD leia nosso artigo de mesmo nome.




Instalação do Xorg

O primeiro pacote que vamos instalar é o “Xorg”, que de uma maneira geral, é o responsável por prover uma implementação open source do X Window System, que pode ser utilizada pelos diversos ambientes gráficos existentes. Isso significa que o Gnome, KDE, Lumina Desktop, MATE e o próprio XFCE, utilizam o X Window através do Xorg.

Para instalar o Xorg digite no terminal “pkg install xorg”.

# pkg install xorg

pkg xorg

O utilitário “pkg” realiza um levantamento de todas as dependências e solicita a confirmação de instalação informando, inclusive, o espaço em disco necessário.

Confirme a instalação digitando “y” e utilizando a tecla ENTER.

Após a instalação veremos uma mensagem confirmando o sucesso na instalação.

Para confirmar a instalação e verificar a versão digite “X -version”.

# X -version

x -version
Podemos ver a versão do Xorg, data de lançamento, assim como sistema operacional, neste caso o FreeBSD 10.3, além de outras informações.

Depois de verificar a versão digite “X -configure”.

# X -configure

x -configure

Com este comando finalizamos a instalação e configuração do Xorg.

Instalação do XFCE

Vamos instalar o Xfce por meio dos pacotes binários, porém é possível instalá-lo por meio da coleção de ports. Basta utilizar o port “/usr/ports/x11-wm/xfce4”.

# pkg install xfce

pkg xfce

Após a instalação veremos uma mensagem de confirmação.

Como o Xfce não possui seu próprio gerenciador de login, será necessário uma configuração específica. Digite no terminal:

“echo “exec /usr/local/bin/startxfce4 –with-ck-launch” > ~/.xinitrc”

# echo “exec /usr/local/bin/startxfce4 –with-ck-launch” > ~/.xinitrc

Esta configuração vai permitir que possamos “invocar” o modo gráfico através do comando “startx”, ou seja, ao digitar este comando no terminal o modo gráfico será carregado.

Reinicie o sistema:

# reboot

Quando o sistema reiniciar digite “startx”.

# startx

Logo veremos a tela inicial do sistema:

XFCE no FreeBSD

Conclusão:

Como podemos ver a configuração do Xfce no FreeBSD é realmente simples de ser realizada. Existem dezenas de configurações que podem ser feitas para otimizar o ambiente do Xfce, porém este não é o foco deste tutoria. Para mais detalhes sobre o modo gráfico no FreeBSD leia nossos tutoriais: KDE 4 noFreeBSDDesktop Lumina no FreeBSD e GNOME 3 no FreeBSD.

Espero que o conteúdo tenha sido útil, em caso de dúvidas fique a vontade e pergunte nos comentários.





Sobre o Autor

Foto de perfil de Leonardo Souza
Leonardo Souza
Bacharel em Informática, pós graduado em Segurança de Redes de Computadores e analista de Segurança da Informação. Entusiasta de Segurança da Informação e usuário FreeBSD, porém sem xiismo.




0 Comments


Seja o Primeiro a Comentar!


You must be logged in to post a comment.